Será que é otite Dr?



Uma das queixas mais comuns nos consultórios veterinários, é a coceira nos ouvidos, que muitas vezes pode estar acompanhada de dor. São diversos os motivos que podem levar um cão ou gato a manifestar este tipo de quadro, conhecido como otite.


As causas mais comuns de infecção nos condutos auditivos são água no ouvido, predisposição racial (ex. Cocker), excesso de pelos na entrada do conduto auditivo, falta de higiene periódica e doenças alérgicas cutâneas, entre outras.


O tipo de otite mais frequente é a otite externa, onde temos o processo inflamatório e/ou infeccioso na porção anterior ao tímpano. Otites médias e internas, ocorrem com menor frequência, porém são quadros mais graves.


Já as otites externas, podemos dividi-las em bacterianas, fúngicas, ceruminosas e parasitárias, sendo esta última mais frequente aos gatos, mas também podendo acometer os cães.


Os sintomas incluem coceira intensa na região das orelhas, chacoalhar a cabeça frequentemente, esfregar a cabeça em tapetes, sofás e até em nossas pernas, mau cheiro, secreções abundantes ou com coloração escurecida, diminuição da audição, dificuldade mastigatória e cabeça pendular para um dos lados.



Ao perceber qualquer uma destas alterações, leve seu animal para passar por uma consulta com um veterinário de sua confiança. Um diagnóstico precoce e um tratamento adequado são as melhores maneiras de se evitar problemas mais graves e gastos desnecessários.

#otite #coceira #orelha #cão #cachorro #gato #infecção #ouvido

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.